Rotary Club de
Ponte Nova

EQUIPE DA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE (CIHDOTT) RECEBE HOMENAGEM DO ROTARY CLUB DE PONTE NOVA

Postado em: 09 de Julho de 2019 por Rotary Club de Ponte Nova

Durante a 38ª reunião ordinária do ano rotário 2018/2019, o Rotary Club de Ponte Nova, em virtude do Dia do Hospital, comemorado no dia 02 de Julho, prestou homenagem à Equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAGF), localizado na cidade de Ponte Nova. 

A escolha foi realizada devido ao relevante serviço prestado pela equipe, bem como sua relevância.
Ocupando a tribuna, os companheiros José Bueno, Tonca, Chico Augusto e Heitor Vaz de Melo, membros do Conselho Curador do HAGF, falaram sobre a importância da equipe e a necessidade do reconhecimento dos trabalhos prestados por ela à nossa sociedade.

Para receber a homenagem, o médico e Coordenador desta comissão, Rovilson Lara, foi convidado a comparecer à tribuna e falou das dificuldades na captação de órgãos, além da necessidade do aumento da conscientização da sociedade. Atualmente, o hospital HAGF realiza em média 4 a 5 captações de órgãos por ano. Entretanto, o potencial de doadores é muito maior e a concordância dos familiares na doação de órgãos é a única forma de efetivar a captação. 

O hospital realizou na última semana a captação de múltiplos órgãos de um paciente jovem que beneficiou aproximadamente 10 receptores que estavam na fila de transplantes.

O assistente social e Vice Coordenador da comissão, Ivo Jonathan, enfatizou a necessidade da conscientização geral da sociedade na doação e sobre seus mitos. Além disso, ele informou que no próximo dia 14 de Julho, a equipe iniciará um trabalho de divulgação sobre este tema na cidade de Ponte Nova, em faculdades e escolas, bem como convidou o Rotary Club de Ponte Nova e o Rotaract Club de Ponte Nova para participarem e auxiliarem neste nobre trabalho. 

A psicóloga clínica da equipe, Rita de Cassia, falou sobre seu trabalho e explicou como é realizada a abordagem à família do doador, além dos cuidados e dúvidas no momento de dor da perda de um ente querido. 

Lucimar Oliveira, Superintendente Executiva do HAGF, destacou a necessidade do serviço prestado pela instituição, sua relevância e que a maior parte dos custos são arcados pelo hospital num ato de nobreza, uma vez que o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é muito baixo e não cobre os custos de todo o procedimento. 


Esta comissão é multidisciplinar e hoje é formada por:
 Rovilson Lara (Médico e Coordenador);
Ivo Jonathan De A. Moreira (Assistente Social e Vice Coordenador);
Renata de Albuquerque (Assistente Social e Secretária);
Gabriela Sollar (Psicóloga e Sub Secretária);
Marina Boroni, Geovana Gomes, Gircilene Caetano, Adriana Ferreira e Perla Tomaz (Enfermeiras e Nucleadoras);
Rita de Cassia e Karla Gomes (Psicólogas).

Reforçamos que a Doação de Órgãos é um ato de muito amor e que pode salvar vidas. Na maioria das vezes, o transplante é a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Converse com seus familiares, somente eles podem autorizar a doação. Seja um Doador de Órgãos você também!

?Rotary Club de Ponte Nova-Distrito 4521 | O Rotary Conecta o Mundo 
#somosrotary #somosinspiracao #rotary #betheinspiration #rotarypontenova

#distrito4521 #fazendoummundomelhor #ABTRF #rotaryinternational

#therotaryfoundation #interact #rotaract #rotarybrasil 

#endpolionow#desde1954 #orotaryconectaomundo #vaccineswork

 JÁ SOMOS MAIS DE 7500 NO FACEBOOK | JUNTE-SE A NÓS
Instagram: http://bit.ly/2JTf9jk
Site Oficial do Clube: http://bit.ly/2FfpCab
Site Oficial do Distrito 4521:http://bit.ly/2Jj5thZ
Página Oficial do Rotaract Club de Ponte Nova:http://bit.ly/2YtTrsr

Reuniões Quintas-Feiras | 20:30
AV. CAETANO MARINHO,278 Cep: 35430-001